Data: 07/04/2021 16:52 / Autor: Redação / Fonte: Sete Véus

Artistas contemporâneas do ABCD lançam exposição virtual Sete Véus

No dia 8 de abril, às 19h, acontecerá o lançamento da exposição e mini-doc “Sete Véus” por meio das plataformas virtuais no Youtube e Instagram


Crédito: Thayla Eluá

Sete Véus é um projeto expositivo e de pesquisa idealizado pela artista visual e curadora Joice Trujillo e tem como princípio resgatar e elevar a produção artística feminina na região do ABCD e Grande SP, promovendo acesso à arte e as potencialidades do acervo e espaços expositivos da cidade de São Caetano do Sul.

Um dos objetivos do projeto é divulgar o potencial criativo feminino de São Caetano e Grande São Paulo. Para tanto, a curadora reuniu 12 artistas da região que trabalham em parceria, dentro destes valores e fazem parte do mesmo círculo social.

O projeto foi idealizado para acontecer virtualmente, mas através de uma montagem física da exposição, no Museu Histórico de São Caetano do Sul e é fruto de estudo prévio, que segue como laboratório voltado ao processo de reconhecimento artístico.

O Projeto expositivo consiste em ativar espaços culturais e patrimônios históricos dentro da cidade, dessa forma, despertar o interesse no aprofundamento de pesquisa para o artista visual e, assim, uma crescente na procura e interesse pelo acervo municipal. Este é um projeto premiado pela Edital Aldir Blanc.

Voltada para pesquisas com cunho entre sacralidade, ancestralidade, retratos simbólicos e o feminino, a exposição tem como ponto de partida a construção da pesquisa curatorial de Teresa Arq para a exposição “Frida Kahlo - Conexão Entre Mulheres Surrealistas no México” com foco no círculo social de artistas latino-americanas e a ótica do movimento surrealista, que transpõe questões de representação de identidade e gênero e autoconhecimento através da reprodução de cenários oníricos e narrativas pictóricas, voltados às necessidades e visão da mulher na sociedade e âmbito artístico, de modo a estabelecer diálogo entre as pesquisas curatoriais e os grupos de artistas femininas que têm como poética estas questões subjetivas que norteiam o surrealismo latino-americano.

Comente aqui