Data: 18/09/2021 07:30 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria

Documentário “NEM TUDO SE DESFAZ” de Josias Teófilo tem pré-estreia em São Paulo

Filme trata dos desdobramentos culturais e políticos no Brasil iniciados com as Jornadas de Junho de 2013 e que levou à eleição de Jair Bolsonaro em 2018. Veja o trailer


A capital paulista receberá a pré-estreia do filme NEM TUDO SE DESFAZ, do controverso cineasta Josias Teófilo, mesmo diretor de O Jardim das Aflições. O pré-lançamento ocorrerá dia 20 de setembro, no Cine Belas Artes e contará com a presença de convidados. Na sequência o filme será lançado no Rio de Janeiro (22), Porto Alegre (27), Belém, 28, Recife (30) e Blumenau (4/10). 

NEM TUDO SE DESFAZ é um documentário ensaístico que trata dos desdobramentos culturais e políticos no Brasil iniciados com as Jornadas de Junho de 2013, iniciando um período de aceleradas transformações na sociedade brasileira que culminaria na eleição de Jair Bolsonaro em outubro de 2018. Esse intervalo de tempo marca a retomada das grandes manifestações de rua como instrumento precípuo de disputa política, no esteio da ascensão das redes sociais e da quebra de uma longa hegemonia da esquerda na cultura nacional, acompanhada de uma crise sem precedentes em organismos intermediários como a grande imprensa, os partidos políticos, o Supremo Tribunal Federal, entre outras instituições.

No Brasil de 2018, grande parte dessas instituições se aglomeraram num bloco de resistência a um candidato à presidência da República: Jair Bolsonaro. Figura popular, o capitão de infantaria do Exército adotou a divisa de campanha “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” e serviu como veículo para o espírito conservador, nacionalista e patriótico que se consolidava no país com particular intensidade a partir de junho de 2013.

As manifestações populares de apoio ao candidato vencedor do pleito ressoam as manifestações de 2013, repetindo seus temas como uma sinfonia de Sibelius, a qual encerra-se justamente com uma dramática catarse nacionalista. O tema da revolução conservadora, aparente paradoxo presente sub-reptícia ou explicitamente nas obra de pensadores e filósofos como Alexis de Tocqueville, Joaquim Nabuco, Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, marca a tônica de uma grande mudança que tem como norte a conciliação de antagonismos, em acomodações sucessivas mais ou menos dirigidas, sem perda da identidade do conjunto, em oposição a projetos artificiais e sem ligação orgânica com a identidade mais profunda do povo brasileiro.

SERVIÇO:
Pré-estreia: NEM TUDO SE DESFAZ
Local: Petra Belas Artes - Rua da Consolação, 2423, São Paulo/SP
Data: 20/09/2021
Horário: 20h

Crédito: Divulgação

Comente aqui