Data: 24/08/2021 10:16 / Autor: Redação / Fonte: Funarte

Espetáculo ‘Plenitude’, do Piauí, estreia no Festival Funarte Acessibilidança

Trabalho da Cia. Dança Eficiente gera inserção social por meio da dança


Espetáculo Plenitude - Cia Dança Eficiente –Piauí
Espetáculo Plenitude - Cia Dança Eficiente –Piauí

Crédito: Ricardo Remires e Vitória Melo

Estreia nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, às 20h, a montagem Plenitude, de Teresina (PI), no Festival Funarte Acessibilidança. A obra da Cia. Dança Eficiente levanta o debate em torno da estética da dança e permite que dançarinos com deficiências desenvolvam e exponham seus potenciais artísticos. O trabalho experimenta e ocasiona mudanças na noção de corpo por meio da dança contemporânea, questionando hierarquias entre corpos que podem e que não podem dançar.

O público pode conferir a exibição de Plenitude, gratuita e com audiodescrição e Libras, no canal da Funarte no YouTube. O espetáculo é um dos 25 projetos que estão sendo apresentados pelo Festival Funarte Acessibilidança, de junho a outubro deste ano. Todas as montagens já lançadas ficam disponíveis em:  bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca.

Para a companhia, a dança contemporânea é um importante meio de comunicação e inclusão social. O grupo explica que a pesquisa realizada é pautada justamente nas diferenças, na relação de diferentes corpos com o todo social.

Nesta terceira etapa, o Festival Funarte Acessibilidança apresenta sete espetáculos da Região Nordeste. Estado de Apneia, do Rio Grande do Norte; Ensaio sobre o Silêncio, de Pernambuco; Maré – Versão virtual e acessível, também do Rio Grande do Norte; e Rio sem Margem, da Bahia, já estão na plataforma de vídeos. A agenda continua no dia 1º de setembro, com a montagem Ah, se eu fosse Marilyn!, da Bahia; e Proibindo Elefantes, do Rio Grande do Norte, no dia 8. O festival teve início em junho, com grupos da Região Norte. No mês de julho, foi a vez da Região Sul mostrar os seus talentos.

Festival Funarte Acessibilidança

Acesso gratuito, no canal: bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca

Com audiodescrição e Libras

Espetáculo Plenitude, da Cia. Dança Eficiente (Piauí)

Dia 25 de agosto, quarta-feira, às 20h

Agenda dos contemplados da Região Nordeste

Dia 1º de setembro, quarta-feira, às 20h

Montagem Ah, se eu fosse Marilyn!, do diretor, coreógrafo e dançarino Edu O. (Bahia)

Dia 8 de setembro, quarta-feira, às 20h

Espetáculo Proibido Elefantes, da Companhia Giradança (Rio Grande do Norte)

Agenda dos contemplados das demais regiões

Região Centro-Oeste - Dia 15 de setembro

Região Sudeste - Dia 13 de outubro     

Região Norte (espetáculos já disponíveis): Lua de Mel, da Cia. Lamira Artes Cênicas (TO); Maculelê: Reconstruindo o Quilombo, do Grupo de Dança Reconstruindo o Quilombo (RO); e Solatium, do Corpo de Dança do Amazonas (AM)

Região Sul (espetáculos já disponíveis): Flamenco Imaginário, da Cia. Del Puerto (RS); Convite ao Olhar, da Cia. de Dança Lápis de Seda (SC); e Do Avesso, do Grupo Nó Movimento em Rede (PR)

Região Nordeste (espetáculos já disponíveis): Estado de Apneia, do Grupo Movidos Dança Contemporânea (RN); Ensaio sobre o Silêncio, da coreógrafa Taciana Gomes (PE); Maré - Versão virtual e acessível (RN), e Rio sem Margem (BA), do bailarino Elísio Pitta

Os vídeos ficam disponíveis no canal da Funarte no YouTube após a exibição

Comente aqui