Data: 21/10/2021 14:26 / Autor: Redação / Fonte: Instituto Baccarelli

Orquestra Sinfônica Heliópolis leva a genialidade de Beethoven para o palco

Dando continuidade à temporada de concertos e às comemorações de 25 anos, o Instituto Baccarelli reverencia um dos maiores gênios da música clássica


Orquestra Sinfônica Heliópolis
Orquestra Sinfônica Heliópolis

Crédito: Instituto Baccarelli

No próximo dia 24 de outubro, às 17 horas, a Orquestra Sinfônica Heliópolis levará ao palco do Auditório Ibirapuera composições de um dos maiores gênios da música clássica: Ludwig van Beethoven. Ainda sem venda de ingressos, o concerto será transmitido ao vivo pelo YouTube.

Beethoven não só revolucionou o mundo da música, como também deixou um legado que até hoje influencia compositores dos mais diversos estilos musicais.

No repertório, duas obras magistrais de Beethoven, a Abertura Coriolano e a Sinfonia nº1, num encontro especial: Paulo Galvão, que já fez parte da OSH e hoje é regente preparador do Instituto, estará à frente da regência da obra de abertura. Na sequência, o repertório segue sob o comando do maestro Edilson Ventureli, regente adjunto da orquestra. O maestro Isaac Karabtchevsky, regente titular da OSH e diretor artístico do Instituto Baccarelli, seguirá fazendo apenas participações especiais na temporada por conta da pandemia.

A história de Paulo Galvão é mais uma entre aquelas compartilhadas e exaltadascom orgulho nesse período em que se comemoram os 25 anos de atividades do Instituto Baccarelli em Heliópolis. Ele já integrou a OSH como violinista no passado e hoje volta para exercer essa nova atividade de regente, comprovando a importância do impulso que recebeu do Instituto Baccarelli no início da sua carreira musical.

A Temporada de Concertos 2021 contempla uma programação com música erudita e popular, alternando repertórios instrumentais – nos segundos domingos de cada mês – e concertos populares – nos quartos domingos do mês, sempre trazendo música e convidados de diferentes estilos musicais.

Como todos os concertos do Instituto Baccarelli, este também vai incentivar a ajuda para a frente Tocando Juntos Por Heliópolis, lembrando que as pessoas, especialmente moradoras de favelas, continuam lutando para sobreviver à crise agravada pela pandemia.

Ainda por conta da pandemia, desde 2020 os concertos passaram a ser transmitidos ao vivo pela internet, pelo canal do YouTube do Instituto Baccarelli. Pensando na qualidade do conteúdo e da transmissão pelas telas, o Instituto firmou parcerias com os melhores fornecedores de áudio, iluminação e vídeo-transmissão para realizar concertos com excelente nível cenográfico e de destaque no mercado. Neste ano, o palco ocupado é o do Auditório Ibirapuera, localizado dentro do Parque Ibirapuera, outro importante corredor cultural da cidade a receber a Orquestra Sinfônica Heliópolis.

A apresentação seguirá o protocolo de segurança sanitária para prevenção contra a Covid-19 desenvolvido pelo Instituto Baccarelli com base em diversas premissas definidas nos meios cultural e musical, protegendo músicos e equipe de produção. Ainda sem bilheteria aberta, o evento dará acesso a um seleto número de convidados.

SERVIÇO

Evento online: Temporada 2021 – Orquestra Sinfônica Heliópolis

Local de gravação: Auditório Ibirapuera - Transmissão ao vivo

Inscrições para acesso à transmissão: https://www.institutobaccarelli.org.br/inscricao-eventos

Data: 24 de outubro de 2021 - domingo

Horário: às 17h

Comente aqui