Data: 01/12/2021 20:35 - Alterado em: 02/12/2021 10:26 / Autor: Redação / Fonte: Consórcio do Grande ABC

Ouvidoria regional no Grande ABC reforça Dia Mundial de Combate à Aids

Iniciativa é uma parceria entre o Consórcio ABC e o Governo do Estado


Crédito: Divulgação

Em 1º de dezembro é celebrado mundialmente o Dia de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a necessidade de conscientização sobre a doença e para prestar solidariedade aos portadores.

Desde 19 de novembro, o Grande ABC conta com uma ouvidoria regional que acolhe denúncias com base na lei estadual 11.199/02 (que pune a discriminação contra pessoas que vivem com HIV ou Aids). As denúncias são encaminhadas para a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, responsável pelo andamento do processo.

A ouvidoria é fruto de um convênio entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e o Governo do Estado. A iniciativa, a primeira do gênero no Estado de São Paulo, também acolhe denúncias de discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) LGBT do Consórcio ABC, Robson de Carvalho, ressaltou que o 1º de dezembro é um alerta sobre a Aids e uma forma de repensar atitudes com os portadores da doença.

"A Aids é uma doença que não tem rosto, por isso a prevenção é importante. Os diagnósticos precoces, combinados ao tratamento oportuno com as medidas de prevenção e profilaxia, contribuem não só para reduzir a transmissão sexual e a transmissão vertical da doença, como também dão qualidade de vida ao portador do HIV", afirmou.

Comente aqui