Data: 15/10/2021 13:18 / Autor: Redação / Fonte: Fundação CASA

Québec investe para jovens da Fundação CASA se capacitarem em profissões do futuro

Ministra de Relações Internacionais e Francofonia do Québec doa valor revertido na inclusão digital de jovens da Fundação CASA


Secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.
Secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Crédito: Governo do Estado de São Paulo

Para colaborar na capacitação profissional de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação na Fundação CASA na área de tecnologia, a ministra de Relações Internacionais e Francofonia, Nadine Girault, em nome do Governo do Québec (Canadá), com apoio da Secretaria de Relações Internacional (SRI) do Governo do Estado de São Paulo, investiu 10 mil dólares canadenses (aproximadamente R$ 46 mil) na Instituição. 

O montante foi revertido em recursos tecnológicos usados nas aulas dos jovens, também com foco no mercado de trabalho digital. A iniciativa resulta de um acordo de subsídio, o “Inclusão CASA-Québec”, assinado no primeiro semestre deste ano pelo diretor do Escritório do Québec em São Paulo, Jason Naud, representante do Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia.

Por meio de licitação – e com contrapartida de cerca de R$ 6,5 mil da Fundação CASA – o investimento permitiu a compra de 239 webcams, 239 pentes de memória e 200 discos SSD. 

Isso significou deixar 239 computadores (desktops) dos laboratórios de informática de 25 centros de internação no Estado de São Paulo aperfeiçoados para o multiuso, como em novos cursos de tecnologia. Todas as salas de informática dos centros de internação da Fundação CASA possuem acesso à internet banda larga.

“A doação colabora diretamente na revolução tecnológica que a Fundação CASA passa, com seu projeto de inclusão digital, que ainda contará com a aquisição de 3.200 tablets e 661 smart TVs de 55 polegadas conectadas à internet”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa. 

“Os equipamentos serão usados nas formações dos jovens, com acesso a cursos a distância, aulas de língua estrangeira, bibliotecas digitais e muito mais. A indústria 4.0 é o presente e o futuro do mercado de trabalho”, completa o secretário da Justiça.

O acordo entre o Governo do Québec e a Fundação CASA prevê ainda o Escritório do Québec em São Paulo apresentar a indústria de tecnologia e games da Província aos adolescentes.

De acordo com Jason Naud, Diretor do Escritório do Québec em São Paulo, “o Governo do Québec tem o orgulho de apoiar a Fundação CASA neste projeto de inclusão digital para jovens brasileiros. A juventude é uma linha estruturante de intervenção na ação internacional quebqueqense”. Com sede em São Paulo desde 2008, o Escritório do Québec trabalha, segundo o seu Diretor, “em estreita colaboração com as autoridades governamentais locais para desenvolver e fortalecer a colaboração econômica, cultural e institucional entre as duas regiões, principalmente em termos de Tecnologia e Inovação”.

Para o secretário de Relações Internacionais de São Paulo, Julio Serson, a iniciativa do Governo do Québec foi de extrema importância e marca a possibilidade de concretização de parcerias futuras. “A cooperação entre o Estado de São Paulo e o Québec é de longa data e tem resultados concretos, em diversas áreas. Ao intermediarmos a relação com a Fundação CASA e a Secretaria da Justiça e Cidadania, percebemos que há viabilidade para desenvolvermos muitas outras ações em benefício dos nossos jovens", afirma.

Em funcionamento

Os computadores aprimorados com a doação já estão em uso, por exemplo, por adolescentes do CASA Mário Covas, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo. Os rapazes, que cursam o Ensino Médio da rede estadual dentro do centro socioeducativo, participam do curso de Marketing Digital e vendas em redes sociais, um piloto de formação profissional do Novotec Expresso na Fundação CASA. 

O Novotec Expresso é uma das opções de curso técnico integrado ao Ensino Médio, destinado aos alunos das escolas públicas estaduais. Na Fundação CASA, a educação escolar ocorre em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, seguindo o conteúdo programático e calendário da rede geral e com professores destinados à Instituição. 

Comente aqui