Data: 14/10/2021 14:28 - Alterado em: 19/10/2021 17:40 / Autor: Redação / Fonte: Sesc São Paulo

Sesc São Paulo apresenta nova temporada do projeto Experimenta! Comida, Saúde e Cultura

A programação acontece inteiramente online e as inscrições estão abertas; Atividades são gratuitas e envolvem oficinas, documentários, podcasts, bate-papos, palestras, meditação e cursos;


Experimenta! Comida, Saúde e Cultura
Experimenta! Comida, Saúde e Cultura

Crédito: Divulgação - Dani Sandrini

Sesc São Paulo realiza a quinta edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, programa lançado pela instituição em 2017, com o objetivo de promover a alimentação adequada e saudável e ampliar a autonomia em torno das escolhas alimentares. As atividades propostas serão totalmente gratuitas, online, e com opções para toda a família, de 16 a 24 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://inscricoes.sescsp.org.br. Há também atividades livres, que não necessitam de inscrição prévia.  

Nesta edição, o Projeto traz ao público diversos modelos de ações, como: oficinas, documentários, podcasts, palestras, bate-papos, meditação e cursos. Os temas estão relacionados ao desenvolvimento de habilidades culinárias, à valorização das diferentes expressões da cultura alimentar e do uso de vegetais nas refeições, além da abordagem ao sistema alimentar de forma integral, entre outros. Dentre os destaques, estão iniciativas que tratam dos benefícios e aplicação de experiências de produção no campo, hortas, cozinha africana, indígena, pesca, empreendedorismo e agricultura urbana.  

“A alimentação é uma área de conhecimento transversal,?diretamente ligada à saúde, à cultura e diz respeito ao?cotidiano?de todas as pessoas”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. E complementa: “A democratização do acesso à informação de qualidade amplia a autonomia para que as pessoas possam fazer escolhas alimentares conscientes, razão pela qual?o Sesc?São Paulo desenvolve um trabalho permanente de Educação Alimentar e Nutricional”.  

As atividades reúnem um time de nutricionistas, sociólogos, biólogos, chefs, agrônomos, cozinheiros, geógrafos, agricultores, pescadores e demais especialistas que possam colaborar com a educação alimentar de toda a população. 

Desde 2017, as quatro edições anteriores do Experimenta! já levaram ao público mais de 900 atividades. Neste ano a programação será totalmente online, com atividades em salas virtuais, priorizando a troca de experiências em grupo, e contará também com outros conteúdos digitais que levantam pontos de vista sobre temas atuais relacionados à alimentação.  

As transmissões das atividades acontecerão via canal do Sesc São Paulo no Youtube e redes sociais das unidades do Sesc, além de outras plataformas virtuais. 

PROGRAMAÇÃO DAS UNIDADES GUARULHOS, SANTO ANDRÉ E SÃO CAETANO 
Dia 24 de outubro – Domingo  

Videoaula 

Faça e venda: alimentação como geração de renda  

Com Jane Glebia de Abreu  

A pandemia culminou em uma grande crise econômica, na qual muitas pessoas perderam seus empregos. O empreendedorismo, principalmente na área da alimentação, tem sido uma saída encontrada por muitas pessoas como forma de geração de renda. Nessa videoaula, a empreendedora, nutricionista e chef de cozinha, Jane Glebia, abordará temas relacionados a idealização, criação e execução de produtos alimentícios.   Em seguida, trará os passos de elaboração de fichas técnicas de preparos, custos, margem de ganho e frentes de comercialização de diferentes produtos. A chef também destacará a importância de seguir todos os processos que regem as Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.   

Jane Glebia de Abreu - Nutricionista com Pós-graduação em Fitoterapia Clínica e Plantas Medicinais, Chefe de Cozinha com pós-graduação em Gastronomia Brasileira e Especialização em Cozinheiro Chefe Internacional, Professora universitária dos cursos de graduação e pós-graduação de Nutrição e Gastronomia, Chocolate maker pela escola Castelli Chocolataria, Proprietária da empresa Bonnutri Assessoria e Consultoria Nutricional.  

Às 10h 

No canal do Sesc Santo André no Youtube  

Livre  

Videoaula 

Cozinhando com o chef: aproveitamento integral dos alimentos  

Com David Novaes  

O tempo em casa e a necessidade de preparar o próprio cardápio, durante o isolamento social, tem feito com que muitos desenvolvam habilidades gastronômicas. Seja para se arriscar na cozinha ou aprimorar o que já sabe, as experiências com as receitas são também uma forma de entretenimento com a família na nova rotina. Com transmissão online, nesse vídeo gravado, o chef David Novaes, vai ensinar a preparação de um delicioso almoço de domingo, com o preparo de 3 receitas, com ênfase no aproveitamento integral dos alimentos, para aumentar o seu repertório e tirar dúvidas sobre as práticas na cozinha.  

Durante o preparo serão abordados sobre os benefícios do aproveitamento integral e dicas de como aplicar em casa.   

Atividade contará com recurso de Libras e legenda.  

David Novaes - Chef, nutricionista, professor e gastrônomo, idealizador do projeto Gastronomia Social. Ministra cursos de capacitação profissional com foco em geração de renda.   

Às 11h 

No canal do Sesc Guarulhos no YouTube 

Livre 

Vídeo Receita 

Receitinhas da Casa: Beijinho de Banana  

A equipe de Alimentação do Sesc São Caetano e o Bicho-papão convidam adultos e crianças para cozinharem juntos na atividade Receitinhas da Casa. Com cards ilustrados no formato de "web stories" e vídeos curtos, cozinhar fica mais fácil e divertido. Você sabia que é possível fazer brigadeiro e beijinho de vários sabores e utilizando diferentes ingredientes? A receita que traremos será o beijinho de banana, utilizando essa fruta tão comum nas mesas dos brasileiros.  

Às 14h  

No Instagram e canal do Sesc São Caetano no Youtube 

Livre  

Podcast  

Você é só o que você come!? Reflexões sobre comportamento alimentar   

Com Manoela Figueiredo e Mariclaudia Andrade   

Por meio de uma conversa/entrevista interativa o podcast "Você é só o que você come!? Reflexões sobre comportamento alimentar" busca trazer uma discussão sobre a relação da alimentação desde o início da pandemia de COVID-19. Discutir sobre a mudança de hábitos, o aumento do comer compulsivo e emocional, as dificuldades e facilidades de estar com mais acesso à comida em casa. Conversar de forma acolhedora sobre possíveis ajustes na alimentação e na rotina que contemplem os indivíduos e suas famílias em seus aspectos biopsicosocioculturais.  A atividade contará com o recurso de Libras e legenda.  

Manuela Figueiredo - Nutricionista especialista em transtornos alimentares. Idealizadora do Instituto Nutrição Comportamental.  

Mariclaudia Andrade - Especializada em Nutrição Clínica Funcional, articuladora voluntária e coagricultora da CSA Bananeira Guarulhos.  

Às 15h 

Nos canais do Sesc Guarulhos no Youtube e Google Podcasts 

Livre 

Comente aqui