Data: 28/09/2021 17:36 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Diadema promove Campanha para atualização da caderneta de vacinação

Objetivo é melhorar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos


Crédito: Adriana Horvath

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), irá realizar entre os dias 1º e 29 de outubro, a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação com foco nas crianças e adolescentes com menos de 15 anos, sendo que no dia 16 de outubro, as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), estarão abertas para o “Dia V” de mobilização nacional.

Além de oportunizar o acesso às vacinas contempladas no Calendário Nacional de Vacinação, a campanha tem como principais objetivos atualizar a situação vacinal e melhorar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.

Durante todo o período de campanha serão disponibilizados 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças (veja lista abaixo).

Ferla Cirino, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, explica que houve registro de queda na cobertura vacinal de Diadema entre 2017 e 2018, mas o município vem realizando a intensificação de busca ativa e, atualmente, possui uma das melhores coberturas vacinais entre os municípios do Grande ABC. “Mesmo com uma das melhores coberturas da região do Grande ABCD, não são taxas confortáveis e estão muito abaixo do ideal”.

A profissional conta ainda que a campanha de multivacinação se apresenta como um momento importante para que a população-alvo compareça a sua UBS de referência munida da caderneta de vacinação para que a equipe de saúde avalie se há alguma vacina que precisa ser aplicada.“Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas crianças e adolescentes deixaram que comparecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para serem vacinadas, além disto, a divulgação de fake newsde que as vacinas não são seguras e até um desconhecimento de quais vacinas fazem parte do Calendário de vacinação, tem se apresentado como desafios para a imunização. Por isso, orientamos que quem tem vacina atrasada ou dúvida sobre o calendário, que se dirija à UBS mais próxima à sua residência para que o profissional de saúde faça a checagem e a orientação adequada a fim de garantir o controle das doençasimunopreveníveiscomo, o sarampo e a poliomielite, doenças que ameaçam voltar pela baixa adesão às vacinas”, alerta Ferla.  

Além de crianças e adolescentes, público-alvo desta campanha, as UBS de Diademavão além e também atualizarão a caderneta de vacinação dos adultos.“Adultos que estão com vacina em atraso ou não tem caderneta de vacina, também podem comparecer na sua UBS de referência que serão atendidos”, complementa Ferla.

Público-alvo

Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Ferla explica que pelas coberturas vacinais do município, “calculamos que estão com algum atraso vacinal cerca de 9 mil crianças e 10 mil adolescentes”.

Os pais ou responsáveis devem levar os menores a um dos postos de vacinação com a carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.

Dia V

O dia “V” será dia 16 de outubro, com as 20 UBS abertas para multivacinação de crianças, adolescentes e adultos. Basta comparecer com a caderneta de vacinação e os documentos pessoais. Para os adultos que não tiverem caderneta de vacinação, basta comparecer com documento original com foto em uma de nossas UBS.

Veja quais são as vacinas disponíveis:

- Vacinas disponibilizadas para crianças: BCG (tuberculose); Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.

- Vacinas disponibilizadas para adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).

Comente aqui