Data: 28/09/2021 19:26 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Mauá

Equipe da UPA Magini recebe homenagem

Filha de paciente entrega 180 cartas para agradecer o atendimento recebido pelo pai


Crédito: Evandro Oliveira / PMM

Que o SUS (Sistema Único de Saúde) salva muitas vidas, a pandemia já comprovou. E a gratidão pelo empenho de cada agente pode chegar de diversas formas. No caso da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Magini, esse agradecimento chegou por meio de 180 cartas escritas a mão, que foram entregues a cada funcionário da unidade, desde controladores de acesso até enfermeiros e médicos. O mecânico Luiz Pena dos Santos, 87 anos, foi atendido no local em 11 de agosto e diagnosticado com uma doença pulmonar grave. Após duas internações, recebeu alta do tratamento no dia 25 do mesmo mês, e segue com acompanhamento do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar).

A filha de Luiz mora em Paulo Afonso, na Bahia, mas Sueli dos Santos Lima fez questão de retribuir o carinho e o cuidado que o pai recebeu na UPA. “É um gesto simples, mas verdadeiro. Não apenas por conta do que fizeram pelo meu pai, mas pelo trabalho que desempenham todos os dias”, contou ela, que faz parte de um grupo ligado à igreja Testemunha de Jeová, que desenvolve o projeto "Cartas de Encorajamento" desde o início da pandemia.

Ou seja, ela não escreveu as cartas sozinhas. “Não dei conta de escrever todas. Pedi ajuda ao grupo, que se formou quando vimos o sufoco que o pessoal dessas equipes médicas tem enfrentado na linha de frente no combate à Covid se dedicando, tratando todos com amor e carinho”, explicou Sueli, que nasceu em Mauá, onde viveu até os 18 anos, quando se casou e mudou para a Bahia, onde mora com o marido, os filhos e trabalha como auxiliar de serviços gerais.

A equipe da UPA se emocionou com as homenagens. “Atuo aqui como assistente social há nove anos. Em meio às adversidades enfrentadas, decorrente da pandemia, receber uma carta escrita a mão, em agradecimento e reconhecimento, nos motiva ainda mais a continuar e dar o nosso melhor”, conta Alessandra Cardoso da Silveira Missio.

A auxiliar de enfermagem Solange Maria Ribeiro Silvino foi uma das profissionais que diretamente atuou nos cuidados a Luiz. “Em nome da enfermagem, quero agradecer a ele e toda a família. Assim como os nossos cuidados de uma certa forma despertou o sentimento de gratidão neste senhor, quero que saiba que com este lindo gesto, com certeza, fez a diferença em nossas vidas também”, emociona-se.

“Esse reconhecimento estimula e une ainda mais os profissionais. Como gerente da UPA Magini quero agradecer em nome de cada pessoa desta unidade o carinho desta família”, finaliza Luana Alves de Oliveira.

Comente aqui