Data: 30/07/2021 16:32 / Autor: Redação / Fonte: Evoluir

Mauá recebe nova edição do projeto ludo-pedagógico Baú das Artes

Implementada pela Evoluir, com apoio da Oxiteno, iniciativa tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos alunos do Ensino Fundamental 1, unindo aprendizado e muita diversão


61 educadores de seis escolas municipais participarão das etapas formativas do projeto em 2021, com mais de 4.700 alunos beneficiados direta e indiretamente pelo projeto pedagógico e acervo ludo-pedagógico
61 educadores de seis escolas municipais participarão das etapas formativas do projeto em 2021, com mais de 4.700 alunos beneficiados direta e indiretamente pelo projeto pedagógico e acervo ludo-pedagógico

Crédito: Divulgação

Colorido e divertido, ele logo desperta a curiosidade da criançada quando chega na escola. Não é para menos. Dali de dentro saem livros bacanas, fantasias, adereços, fantoches e materiais diversos para confecção de instrumentos musicais e cenografias, tudo com o propósito de desenvolver as formas de expressão, a socialização, criatividade, leitura e habilidades cognitivas e socioemocionais dos pequenos de 6 a 11 anos. Este é o Baú das Artes, projeto elaborado pela Evoluir e implementado nas escolas da rede pública de Mauá (SP) com o apoio da Oxiteno e da Secretaria Municipal de Educação.  Viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, este ano a iniciativa contemplará 61 educadores e mais de 4.700 alunos das Escolas Municipais Carolina Moreira da Silva, Dra. Darci Aparecida Fincatti Fornari, Prof. Marcia Regina Abraham, Prof. Rosa Maria Frare, Chico Mendes e Maria Rosimary de Azevedo.

“Temos muito orgulho em apoiar o Baú das Artes pelo quarto ano consecutivo. Na Oxiteno, acreditamos que é nosso dever contribuir para o desenvolvimento das comunidades no entorno de nossas unidades e projetos socioambientais, com foco em educação” explica Juliana da Silva, Gerente de Sustentabilidade da Oxiteno.

“Sabemos dos tempos difíceis que vivemos, mas acreditamos que a educação é um pilar estrutural da sociedade. A continuidade do Baú das Artes em Mauá, pelo 3º ano consecutivo, reforça o nosso apoio às comunidades da região e à educação”, Gilberto de Almeida, Gerente da Unidade Mauá da Oxiteno.

“É com grande satisfação para Mauá a continuidade do projeto Baú das Artes, expressando em suas ações e em suas linguagens, oportunidades de vivências educativas e significativas para estudantes e educadores da rede municipal de ensino. Onde a expressão e o lúdico fazem parte do desenvolvimento dos afetos, das sensibilidades, e do raciocínio, na construção de saberes”, afirma José Luiz Cassimiro, Secretário da Educação do Município.

A implementação do Baú das Artes para Mauá inclui reunião de engajamento virtual com os representantes da gestão das escolas participantes, educadores, acolhimento tecnológico individual e coletivo dos participantes e encontros de formação, onde os professores recebem toda a orientação para explorar o acervo nos mais diferentes contextos, com atividades educativas e lúdicas. Como parte da dinâmica teve que ser adaptada para atender às restrições impostas pela pandemia, a Evoluir disponibiliza ainda uma plataforma, o Portfólio  Digital do Baú, com os materiais de referência, gravações das formações, atividades relacionadas aos conteúdos abordados, através do Google Classroom. Há também o acompanhamento técnico-pedagógico remoto, realizado quinzenalmente por escola para tirar dúvidas, auxiliar no desenvolvimento das ações e na construção do plano de aula de acordo com a BNCC. O acervo ludo-pedagógico doado a cada escola inclui o baú com livros paradidáticos, manual do educador, cadernos de atividades e CDs de audiodescrição. Em novembro, o encerramento é marcado por um encontro de culminância virtual que reúne todos os participantes dos municípios contemplados pelo projeto através do patrocínio da Oxiteno.

Sobre o Baú das Artes

Brincar, criar e aprender. Esse é o propósito do projeto multidisciplinar e interativo Baú das Artes, idealizado e executado pela Evoluir, desde 2011, para levar às crianças e suas comunidades aprendizados de cooperação e sustentabilidade, sempre de maneira lúdica. Todo o conteúdo está organizado a partir das seis macroáreas temáticas da da BNCC – Base Nacional Comum Curricular (Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde)”. Por meio dos recursos disponibilizados é possível abordar de maneira criativa os 15 Temas Contemporâneos transversais temas Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde, além das dez competências gerais da BNCC, tanto no período escolar como no contraturno. Ao abranger os aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, o projeto contribui efetivamente para o desenvolvimento integral de crianças e jovens. Mais de mil baús já foram entregues para instituições de todo o país.

Comente aqui