Data: 19/10/2021 15:01 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires realiza treinamento para vacinação contra Covid-19 nas Unidades de Saúde

Equipes receberam capacitação por meio da Vigilância Epidemiológica


Treinamento aconteceu na sede da Secretaria de Saúde durante a última semana
Treinamento aconteceu na sede da Secretaria de Saúde durante a última semana

Crédito: PMETRP

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, através do departamento de vigilância epidemiológica, realizou durante a última semana, um treinamento para capacitação das equipes das Unidades Básicas de Saúde e da Família, que ficarão responsáveis pela vacinação contra a Covid-19 a partir do dia 28 de outubro.

Enfermeiros, auxiliares, equipe administrativa e dirigentes de todas as Unidades estiveram no treinamento que abordou, entre outros assuntos, a diferente forma de administração dos imunizantes, como explica Marciléia Trovo, enfermeira da vigilância responsável pela aplicação da capacitação. “Hoje, temos disponíveis três vacinas diferentes e cada uma tem sua particularidade. A Pfizer, por exemplo, deve ser ministrada em até 28 dias e deve ter feita sua aplicação em até 6 horas depois da diluição. A Astrazeneca deve ser aplicada em até 48 horas depois que o frasco é aberto e a Sinovac/Coronavac tem o menor intervalo entre primeira e segunda dose, de 21 a 28 dias. Por isso, é importante que cada profissional tenha o conhecimento amplo de todos os detalhes para que não ocorra erros”, destacou.

Descentralização - O Complexo Ayrton Senna deixará de ser o ponto de imunização na cidade, passando o encargo às 10 Unidades Básicas de Saúde. A coordenadora da Atenção Básica, Rosana Matiazzo, vê com grandes expectativas a mudança. “A equipe que era deslocada ao drive agora ficará em sua unidade. Estamos capacitando todos e vamos manter o alto nível de eficiência de imunização da cidade de Ribeirão Pires”, finalizou.

Comente aqui