Data: 16/08/2021 13:16 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires reinaugura parque em homenagem ao Prof. Luiz Carlos Grecco

O evento marca a entrega do casarão do parque às Secretarias de Educação e de Meio Ambiente para a realização de atividades especiais


O casarão do parque será entregue às Secretarias de Educação e de Meio Ambiente para a realização de atividades especiais
O casarão do parque será entregue às Secretarias de Educação e de Meio Ambiente para a realização de atividades especiais

Crédito: PMETRP

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo - SEJEL, irá reinaugurar nesta quarta-feira, dia 18 às 14h, o Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco (antigo Pérola da Serra), localizado na Rua Diamantino de Oliveira, n° 220, Jardim Pastoril. O evento também contará com a presença de membros da família Grecco, histórica na cidade. No mesmo dia, será entregue, de forma simbólica, às secretarias de Educação e de Meio Ambiente, as chaves do casarão do Parque, onde será implantado o Centro de Educação Ambiental Bertha Lutz.

O parque recebe, periodicamente, vários serviços de zeladoria, desde de sua reabertura no início do ano, valorizando os patrimônios naturais, culturais e históricos ali presentes, com o objetivo de mantê-los sempre organizados para todo o público, bem como para as atrações que o parque promove aos fins de semana. O local também dispo? de um pequeno parque para crianças, já revitalizado, a famosa Gruta com imagem da Nossa Senhora Aparecida, além de abrigar algumas obras do Museu Aberto de Arte Contemporânea - MAAC, como o "Tucano", e as peças de inox "Sagitário", "Touro" e "Torre de Metal".

Em breve, o parque também irá promover, em parceria entre Sejel e meio ambiente, o projeto Compostagem - Transformando lixo em fonte de vida. A iniciativa será colaborativa e disponibilizará espaço de compostagem para criação e distribuição de adubo a todos os munícipes que desejarem participar.

A alteração no nome do parque, segue o projeto de Lei nº 023/2021 aprovado na câmara municipal no dia 15 de abril de 2021.

História do Parque Municipal Pérola da Serra: Nos anos 40, a região pertencia ao casal José Gomes Fernandes e Alice Salgueiro, donos do patrimônio financeiro do Banco Mundo Novo. O casal utilizava o espaço como residência de veraneio. Foi apenas na segunda gestão de Valdírio Prisco, entre 1983 e 1988, que a região de 36 mil m² passou a ser usada como utilidade pública e oficialmente inaugurada, em 1987, sediando também a Escola Municipal de Dança e a Pinacoteca da cidade. O antigo Parque passou por sua primeira reforma em dezembro de 2003, tornando-o, ainda mais, uma ótima opção de lazer e tranquilidade para toda a família.

Luiz Carlos Grecco: Formado em biologia e pedagogia, concorreu à prefeitura de Ribeirão Pires em 1976 e novamente em 1988, vencendo em ambas ocasiões. Luiz Grecco teve Clóvis Volpi, atual prefeito da Estância, como secretário durante este período. No ano de 1992, foi assessor especial no gabinete da Prefeitura de São Paulo, e também diretor do Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. Em Ribeirão Pires era proprietário do Colégio São José.

Comente aqui