Data: 07/12/2021 14:56 / Autor: Daniel Macário / Fonte: Secom/PMSBC

Defesa Civil promove mutirões para conscientizar população de áreas de risco

Iniciativa que conta com apoio de equipes da secretaria de Saúde visa alertar moradores sobre medidas de prevenção durante o período de fortes chuvas de verão


Crédito: Omar Matsumoto/PMSBC

Às vésperas do verão, período conhecido pela alta incidência de chuvas, equipes da Defesa Civil de São Bernardo finalizaram nesta semana mutirões em 34 áreas de risco de cidade, visando conscientizar a população dessas regiões sobre os cuidados que devem ser adotados nesta época do ano. Com apoio de agentes comunitários de Saúde, a iniciativa integra as ações da Operação Pé D’Água, lançada no início deste mês, cujo objetivo é preservar vidas e reduzir danos durante as fortes tempestades. 

Com abordagem porta a porta, os mutirões permitiram que as equipes da Prefeitura realizassem a distribuição de material informativo (calendário e folder) aos moradores, com dicas de prevenção que podem ser adotadas durante fortes chuvas. Durante as visitas às residências instaladas em áreas de riscos, os profissionais fizeram ainda a vistoria dessas moradias. 

Os mutirões nessas áreas de risco são fundamentais para que possamos dialogar com a população, não apenas para conscientizar sobre as ações preventivas que devem ser adotadas nesta época do ano, mas, acima de tudo, para que nossos agentes possam mapear situações que podem ser solucionadas com ações simples dos próprios moradores”, ponderou Marcos Cayres, responsável pela Defesa Civil de São Bernardo. 

Uma das regiões visitadas pela equipe da Defesa Civil foi o bairro Nova Baeta, onde no início deste ano a Prefeitura de São Bernardo promoveu a entrega de talude para contenção de encosta. Segundo Erivaldo de Oliveira, que reside no local desde a década de 1980, o trabalho desempenhado pela Defesa Civil é de extrema importância. “Para nós moradores essa ação é muito necessária, pois na correria do dia a dia acabamos nos esquecendo de cuidados simples, mas que fazem total diferença durante as chuvas”. 

INVESTIMENTOS – Apenas neste ano, a Prefeitura de São Bernardo promoveu investimentos na ordem de R$ 81,7 milhões em ações preventivas de combate às enchentes e demais desastres naturais. O montante contempla obras para canalização de córregos, construção de taludes e ainda a limpeza e manutenção de piscinões. 

MONITORAMENTO - Em sua quinta edição, a Operação Pé D’Água teve início no dia 1º de dezembro e se estenderá até o dia 15 de abril do próximo ano, com ações integradas entre 13 secretarias, além de atendimentos de ocorrências, por meio da Defesa Civil. Ao todo 250 agentes públicos estarão envolvidos na iniciativa. Juntos, esses servidores serão responsáveis por realizar visitas às áreas de riscos da cidade para promover instruções de prevenção, identificação de riscos e distribuição de material informativo, calendários e folders com contatos da Defesa Civil. 

ATENDIMENTO - Durante a vigência da operação, agentes da Defesa Civil irão reforçar o acompanhamento e vigilância para atuar em casos de enchentes, solapamentos de margens de córregos, movimentação e deslizamento de terra, abalos estruturais e quedas de árvores. Em caso de ocorrências, moradores devem acionar a equipe da Prefeitura através do telefone 199 da Defesa Civil. O atendimento ocorre 24h por dia, durante toda a semana.

Comente aqui