Data: 01/12/2021 19:26 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Produções do Núcleo de Trabalho e Arte dos Caps de São Bernardo conquistam prêmio cultural

Por meio de edital da Lei Aldir Blanc, projetos de livro de poesias e pintura em tela somaram mais de R$ 20 mil aos artistas


Crédito: Gabriel Inamine / PMSBC

Em 2020, durante o período de maior restrição às atividades em razão da pandemia, as equipes de atendimento do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) não interromperam os atendimentos ao público e lançaram mão da tecnologia para continuarem a desenvolver as ações junto aos pacientes de cada unidade. Exemplo disso está no Nutrarte (Núcleo de Trabalho e Arte) que, além do contato com os assistidos, estimulou as manifestações artísticas para além dos limites da Saúde, com dois projetos inscritos por seus autores no edital de Produções Inéditas Culturais, da Lei Federal Aldir Blanc.

Um desses projetos, o livro “Retratos da Pandemia”, discorre sobre as percepções e a nova realidade imposta a todos, mas sob a ótica de Jonas Francisco dos Santos Filho (33 anos), assistido pelo Núcleo e integrante do Coletivo Traço. “Ao pôr as mãos no 1º exemplar impresso, desse livro, tive enorme satisfação, reforçando que vale a pena acreditar na vida. Sou paciente há muitos anos, mas oportunidades como essa nos estimula a seguir e incentiva outros pacientes a também manifestarem sua arte”, destaca o escritor que já contribuiu para outras duas obras literárias.

Com o prêmio, pela categoria “Autores Estreantes”, ele recebeu R$ 16 mil, investidos na finalização e impressão de 500 exemplares do título. Atualmente, o conteúdo do jovem autor pode ser visto nos perfis em redes sociais, onde já ultrapassa 7.000 poemas e textos.

Comente aqui