Data: 04/11/2021 16:41 / Autor: Suzel Tunes / Fonte: PMSCS

São Caetano realiza oficina de Escrita Criativa e Mostra Literária em escola municipal

Mostra Literária é aberta ao público


Estação Cultura
Estação Cultura

Crédito: Divulgação / PMSCS

As ações de incentivo à leitura em São Caetano do Sul não se limitaram às comemorações pelo Dia Nacional do Livro (29 de outubro) e prosseguem com novas iniciativas. Depois do lançamento das obras resultantes do Festival Digital de Literatura de São Caetano do Sul (minicontos e poesias escritos por munícipes e reunidos em dois livros no site  https://cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br/service/10),  a Secult (Secretaria de Cultura) promove novo módulo da oficina de Escrita Criativa e Literária. A atividade é gratuita e acontece na Estação Cultura, localizada no piso superior do Terminal Rodoviário (Rua Serafim Constantino, s/n), no Centro.

Serão três encontros em novembro (dias 8, 22 e 29), sempre às segundas-feiras, às 16h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 4233-8910 ou pelo e-mail cultura@saocaetanodosul.sp.gov.br.

Neste sábado (6/11), acontecerá a Mostra Literária na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Anacleto Campanella, aberta ao público. A diretora Adriana Assi, organizadora do evento, comenta que as escolas municipais incentivam a leitura desde os primeiros anos de ensino. “Hoje, os alunos estão muito habituados a ouvir e ver nas plataformas digitais. E a tecnologia pode ser uma ferramenta importante para a disseminação do conhecimento, inclusive da literatura digital, mas procuramos, também, preservar o prazer de ler um livro físico”, destacou Adriana.

Para envolver os pequenos no mundo dos livros, a Mostra Literária do Anacleto Campanella vai realizar contações de histórias, com a presença dos autores dos livros e de atores caracterizados como os personagens, graças a uma parceria com a Editora Suinara. Uma parceria com a empresa Universo da Criatividade também levará o laboratório móvel Space Maker Truck à escola, mostrando que literatura e tecnologia podem se complementar, educando e divertindo em todas as idades.

PROGRAMAÇÃO

10h30 – 5ºs anos. Livro: Anne Frank: a menina que ficou invisível.

Espaço: Parque do Pedrinho.

Com a presença de personagens da história e a presença virtual da autora Valéria Portela.

11h30 – 1ºs anos. Livro: Um jardim assim que eu quero pra mim

Espaço: Sala maker e viveiro

Com a presença de personagens da história e a presença virtual das autoras Patricia Cunha e Luana Cardim.

12h30 – 4ºs anos. Livro: Vovô Valentim

Espaço: Espaço Tenda

Com a presença do autor e ilustrador Sérgio Merli. Será um momento de apreciar a arte do encantamento das palavras e do desenho, que será feito ao vivo.

13h. Caminhão maker. Universo da criatividade

ALMOÇO: venda de lanches, com encomendas antecipadas.

14h.2ºs anos. Livro: Gabriela na janela

Espaço: Parque do Pedrinho

Com a presença da autora Amanda Castanheira e fantoche-personagem.

15h. 3ºs anos. Livro: O arco de Íris

Espaço: Pátio

Com a presença dos autores Amanda Castanheiras e José Ricardo Baptista, de forma virtual e dos personagens.

Comente aqui