Data: 17/11/2021 13:40 / Autor: Redação / Fonte: Sesc São Caetano

Sesc São Caetano quebra tabu com projeto “Ações pra a Cidadania”

Ação procura atentar público sobre necessidades básicas das mulheres


Tatiane Takiyama
Tatiane Takiyama

Crédito: Divulgação

Ao longo do tempo, o Sesc preserva o compromisso de proporcionar aos trabalhadores do setor, bem como à comunidade em geral, o acesso à cidadania por meio de programas socioeducativos, e assim criou o “Ações para a Cidadania”, entendendo que uma ação educativa, abrangendo os mais variados campos do conhecimento, das interrelações e da sensibilidade, é fundamental para a formação do indivíduo. 

Com isso a unidade do Sesc São Caetano coloca em pauta o tema “Pobreza Menstrual”, e através de vídeos informativos, bate papo e oficina, abordará por meio dos pontos de vista sociológico, econômico e da promoção da saúde, a falta de acesso à produtos de higiene e saneamento básico que segundo a ONU, atinge aproximadamente 500 milhões de mulheres, que para suprir a falta de absorventes externos utilizam meios que causam desde infecções leves ou até doenças graves. 

As ações online que terão início dia 18 de novembro, com a publicação de 4 vídeos informativos nas redes sociais do Sesc São Caetano, contam com o apoio do “Projeto Seskihan”, e tem como idealizadora Tatiane Takiyama, mulher amarela, artista e ativista que com o intuito de apresentar artes e debates feitos por mulheres em saraus online, arrecadou verbas para compras de produtos menstruais para quem vive em situação de pobreza menstrual. E dia 25 de novembro às 19h pelo You Tube do Sesc São Caetano será mediadora do bate papo que discutirá temas desse universo. 

bate papo transdisciplinar abordará os temas “o que é pobreza menstrual, os tabus e as políticas públicas para o tema”. As convidadas são: a cantora e musicista Jéssica Rosa, que em suas canções busca causar reflexões sobre o autocuidado feminino. A socióloga Aline Ribeiro, pesquisadora da área de gênero e saúde, debatendo sobre ginecologia autônoma, menstruação, menopausa e envelhecimento. A ginecologista Carolina Yumi Fujimoto, médica formada pela Santa Casa de São Paulo, residente em ginecologia e obstetrícia e especialização reprodução humana pelo hospital das clínicas da FMUSP. 

O Sesc preparou também uma oficina de “Como fazer um absorvente de pano”, todas as segundas feiras de 22 de novembro a 13 de dezembro às 19h. Ministrada pela costureira, figurinista e aderecista, Rita Moraes, a oficina para criação e confecção de absorventes reutilizáveis de panos, além de explicar os impactos sociais e ambientais que essa prática de reutilização pode causar, também trará dicas de como empreender com estes produtos menstruais. Inscrições no sescsp.org.br 

SERVIÇO:  

Sesc São Caetano

Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul 

Dia: Novembro 

Recomendação etária: Livre 

Ingressos:  grátis  

Telefone para informações: (11) 4223-8800 

Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br/saocaetano 

Comente aqui