Data: 20/10/2021 15:48 / Autor: Redação / Fonte: Fundação das Artes de São Caetano

Violinista formado na FASCS é mestrando em conceituada universidade na Alemanha

O violino é um dos instrumentos ensinados nos cursos da Fundação das Artes. A partir dos 12 anos, o aluno pode cursar Formação Musical e Curso Técnico


Danilo Ferreira, formado na Fundação das Artes de São Caetano
Danilo Ferreira, formado na Fundação das Artes de São Caetano

Crédito: Divulgação

Aprender um instrumento musical exige dedicação e perseverança e pode ajudar a desenvolver habilidades como foco, responsabilidade e organização. O violinista Danilo Ferreira, formado na Fundação das Artes de São Caetano e hoje mestrando na Universität der Künste, na Alemanha, afirma que a trajetória é de constante superação, mas os benefícios podem se aplicar em todos os aspectos da vida.

“Acredito com muita convicção que a música ajuda na disciplina e organização. O senso de responsabilidade e a determinação que o aprendizado da música traz é algo que não havia encontrado antes de conhecer o violino. Na música, você tenta se superar a cada dia e esse hábito de ter sempre disciplina e foco nos estudos afeta diretamente a sua maneira de agir frente a outras coisas do nosso cotidiano”, afirma o músico, que iniciou seus estudos aos 14 anos.

Na Fundação, teve o primeiro contato com o repertório erudito, o que o levou a decidir pela música como profissão. “Eu tive muitas oportunidades nesse período, como ser o spalla (primeiro violino da orquestra) da Camerata e, posteriormente, da Orquestra Sinfônica da Fundação”, relembra. A experiência de tocar em camerata/orquestra foi essencial para sua carreira: “Aprendi como tocar em grupo e também pude conhecer muito do repertório sinfônico”.

Na Alemanha desde 2013, Danilo afirma que logo nas primeiras semanas, teve um choque cultural, por achar o nível das universidades extremamente alto. No entanto, após um ano de muita dedicação, em 2015 ingressou na Universität der Künste para o Bacharelado e em 2019 iniciou o mestrado.

Para os que estão começando, Danilo aconselha a ter calma e perseverança. “Por causa de todo o conforto da tecnologia, perdemos a paciência de esperar e de construir algo duradouro. A ansiedade é o maior inimigo do violino. Lute sempre por aquilo que você almeja, que um dia o objetivo será alcançado”, finaliza.

Escola de Música

O violino é um dos instrumentos ensinados nos cursos da Fundação das Artes. A partir dos 12 anos, o aluno pode cursar Formação Musical e Curso Técnico, destinado aqueles que tenham pouco ou nenhum conhecimento musical. Por seis semestres, o aluno terá aulas de Percepção, Rítmica, Canto Coral, Estruturação/Harmonia e Apreciação Musical. Para a profissionalização, o aluno pode ingressar no curso Técnico com Habilitação em Instrumento ou em Canto, com duração de 4 semestres.

“Com corpo docente especialista nas áreas de atuação, a Fundação das Artes proporciona uma base importante aos alunos, aliando a teoria à prática, para que possam se aprimorar cada vez mais”, observa a diretora da instituição, Ana Paula Demambro.

Comente aqui